quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Protecção Ambiental - O papel de cada um

Em casa:



Quanto à utilização de recursos a água é provavelmente o recurso mais desperdiçado em casa uma vez que a grande maioria das actividades do quotidiano tais como cozinhar, lavar a loiça, roupa, limpezas e claro a higiene pessoal consomem grandes quantidades de água. Sempre que possível a água que é deixada a correr enquanto se espera que aquece é aproveitada para outras actividades tais como a rega de plantas ou para limpezas. O aquecimento da agua é feito através de termoacumuladores e o fogão e forno são ambos eléctricos o que permite que nenhum combustível fóssil seja utilizado mas que em contrapartida produzem um maior consumo de electricidade em conjunto com o ar condicionado, microondas, aquecimento, televisões entre outros. Quanto a utilização do automóvel consumo cerca 25 litros de gasolina por semana mas sempre que necessário utilizo os transportes públicos.
Em relação a produção de desperdícios, tendo uma irmã pequena em casa os desperdícios de comida são inevitáveis e bastante frequentes sendo por vezes aproveitados para alimentação dos animais domésticos. A separação do lixo é feita apenas entre o vidro e o papel sendo o plástico considerado lixo comum.


No trabalho:



Na empresa onde trabalho, João Lagos Sports e faço parte da equipa de produção de eventos a preocupação ambiental é bastante rigorosa e controlada sendo obrigatória a separação de lixos (plástico, papel, vidro, material electrónico) e a sua colocação nos devidos contentores, é ainda obrigatório que a recolha de objectos de grande porte seja efectuada pelas entidades encarregadas dessa tarefa. O consumo de combustíveis utilizados nos automóveis é também bastante controlado e reduzido ao mínimo essencial.
Bruno Poejo
EFA S09-1

Sem comentários:

Enviar um comentário