sexta-feira, 25 de junho de 2010

Equipamentos e cultura de massas



Escolhi como equipamento a abordar o leitor Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) que é um formato de disco óptico da nova geração com 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É o sucessor do DVD, mas capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV Full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.
A sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nano metros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nano metros).
À partida a tecnologia Blu-ray tinha como nome HD DVD, ou seja, um dvd que possuía a capacidade de armazenar e reproduzir conteúdos de alta definição (musica, vídeo e dados). Esta definição foi contrariada pelas grandes potências no ramo de audiovisuais (Sony e Panasonic), actualmente detentores da patente Blu-Ray, com o objectivo de criar uma nova tecnologia que tornasse o DVD completamente obsoleto, utilizando leitores com tecnologia completamente repensada, obrigando os consumidores a adquirir novos equipamentos.
Enquanto que os reprodutores de DVD podem ser encontrados por menos de 60 Euros, os reprodutores Blu-ray ainda andam na barreira dos 250 Euros e, além disso, eles precisam de ser combinados com televisores que suportam sinais 1080p ou no mínimo 720p para desfrutar dessa qualidade de imagem.O Blu-Ray permite ao seu utilizador usufruir de conteúdos de com alta definição. A tecnologia Blu-Ray permite ao espectador usufruir das mais recentes inovações no ramo do cinema e da música. Os conteúdos lançados em Blu-Ray são normalmente os mais apelativos ao público-alvo ( classe media-alta, com instrução) que utiliza este equipamento, logo aqueles que irão rentabilizar o produto. Uma vez que sou apreciador de cinema, o Blu-Ray é a opção por mim escolhida para desfrutar de um bom filme, seja ele recente ou um clássico com a melhor definição possível, de modo a apreciar em pleno as suas qualidades, ainda que a escolha de filmes ou musica disponibilizadas neste formato esteja ainda muito limitada de forma a rentabilizar ao máximo as vendas e nao correr riscos.






Bruno Dionisio
EFA S09-1

Sem comentários:

Enviar um comentário