quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Viagem da Lingua Portuguesa

A língua portuguesa é uma língua de origem românica que teve origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada do latim vulgar falado pelos povos pré-romanos que habitavam a parte ocidental da península ibérica (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios) há cerca de dois mil anos atrás. O idioma espalhou-se pelos nos séculos XV e XVI quando Portugal estabeleceu um império colonial e comercial que se estendeu do Brasil, nas Américas a Goa, e outras partes da índia, Macau na China e Timor-leste. Foi também utilizada como língua franca exclusiva na ilha do Sri Lanka por quase 350 anos. Durante esse tempo, muitas línguas crioulas baseadas no português também apareceram em todo o mundo especialmente na Ásia e África.
Com mais de 260 milhões de falantes, é como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino.
O português é a língua que os portugueses, os brasileiros, muitos africanos e alguns asiáticos aprendem no berço, reconhecem como património nacional e utilizam como instrumento de comunicação, quer dentro da sua comunidade, quer no relacionamento com as outras comunidade luso falantes.
Esta língua não dispõe de um território contínuo, mas de vastos territórios separados em vários continentes e não é privativa de uma comunidade mas sim sentida como sua, por igual, em comunidades distanciadas.
O português apresenta uma grande diversidade interna, consoante as regiões e os grupos que a usam, sendo por isso, uma das principais línguas internacionais do mundo.Uma língua de cultura como a nossa, portadora de longa história, que serve de matéria-prima e é produto de diversas literaturas, instrumento de afirmação mundial de diversas sociedades, não se esgota na descrição do seu sistema linguístico. Tem uma existência que é motivada e condicionada pelos grandes movimentos humanos e, imediatamente, pela existência dos grupos que a falam.
Significa isto que o português falado em Portugal, no Brasil e em África pode continuar a ser sentido como uma única língua enquanto os povos dos vários países luso falantes sentirem necessidade de laços que os unam. A língua é, porventura, o mais poderoso desses laços.
A realidade da noção de língua portuguesa, aquilo que lhe dá uma dimensão qualitativa para além de um mero estatuto de repositório de variantes, pertence, mais do que ao domínio linguístico, ao domínio da história, da cultura e, em última instância, da política. Na medida em que a percepção destas realidades for variando com o decorrer dos tempos e das gerações, será certamente de esperar que a extensão da noção de língua portuguesa varie também.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialectos, até chegar ao estado conhecido actualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialectos, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). Actualmente, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais.

Fontes: Instituto Camões
Wikipedia - A Lingua Portuguesa

Geografia do Português:







Bruno João Poejo Dionisio

EFA S09-1

Sem comentários:

Enviar um comentário